Para quem possui uma rotina corrida durante a semana, trouxemos esse post super bacana sobre como montar um cronograma de limpeza para o seu lar. Agora você não precisa mais passar o final de semana fazendo faxina ou ver o seu lar todo desorganizado esperando pelo sábado ou domingo. Confira abaixo nossas dicas:

1° Passo:  O primeiro passo é listar todas as tarefas que precisam serem feitas, com o tempo estimado que você leva para executa-las. A partir daí, crie um cronograma com algumas atividades que você pode inserir no seu dia e que possam ser incorporadas como rotina diária, como escovar os dentes ou os cabelos. Aos poucos você nem vai perceber que está fazendo faxina. Essas pequenas tarefas no decorrer do dia também vão ajudar a manter tudo limpo e organizado.

Já listou as tarefas e o tempo que levará para executá-los? Agora é a hora de verificar se você tem todo o material de limpeza necessário, como vassoura, pano de chão, pano para limpeza dos móveis, esponjas, detergentes, desinfetantes e etc.

2° Passo:  Separe as atividades em um cronograma diário, semanal e mensal. Onde arrumar a cama, lavar a louça e recolher os objetos do almoço por exemplo são considerados atividades diárias.  Para as ações consideradas semanais, procure dividi-las entre os dias da semana para não se sobrecarregar. Na segunda-feira por exemplo, pode ser o dia de lavar e passar roupa, na terça-feira tirar o pó e guardar objetos fora de lugar, quarta-feira limpeza dos banheiros e etc.

Vale ressaltar que toda a rotina irá depender da necessidade da sua casa. Se você vive com muitas pessoas, será necessário repetir algumas tarefas mais vezes, como varrer ou limpar banheiros. Aproveite essa companhia e compartilhe as tarefas domésticas.

Algumas tarefas tem caráter mensal já que sua realização não é considerada urgente, como lavar cobertores, limpar a geladeira internamente ou dentro dos armários.

3 Passo: Incentive a “cultura” dentro da sua casa de “sujou -> limpou”. Cole bilhetinhos na porta da geladeira, próximo a pia para que todos se conscientizem da importância de manter a casa organizada. Que com a colaboração de todos, haverá mais tempo para a família e seus bons momentos juntos.

Aproveite também para fazer desses momentos algo prazeroso. Escolha uma playlist que a família goste para que o momento fique mais animado e quem sabe haja uma recompensa pós faxina, como um filme e pipoca no final do dia.

A intenção de criar uma rotina de limpeza é proporcionar mais tempo para que você curta sua família e seu lar limpinho. Você tem alguma sugestão para a nossa rotina de limpeza? Compartilhe conosco.